Criação de municípios é tema de programa da TV Senado

Da Redação | 08/08/2014, 18h50

O programa Município Brasil, da TV Senado, mostra, na edição deste sábado (9), as novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios, aprovadas nesta semana no Senado Federal. No Brasil, cerca de 400 municípios querem se emancipar e aguardam uma lei federal que regulamente a criação dos municípios.

O impacto das decisões do Legislativo no dia a dia dos brasileiros e a repercussão de assuntos locais no Congresso Nacional são o tema do Município Brasil. Com linguagem informal, o programa apresenta notícias, projetos, debates, serviços curiosidades e um pouco da história dos 5.570 municípios brasileiros. São 30 minutos dedicados a temas como saúde, transporte público, Fundo de Participação dos Municípios, federalização da educação, ICMS, divisão dos royalties do petróleo e renegociação das dívidas dos muinicípios.

O programa apresenta ainda uma série de quadros informativos. No "Fique por dentro", são apresentadas sugestões de como o cidadão pode fiscalizar o trabalho dos gestores e ajudar a cuidar melhor de sua cidade.  No "Contas em dia", os prefeitos recebem dicas de um especialista em finanças públicas. O quadro "#Soudaqui" abre espaço para revelar os pontos turísticos dos municípios. As fotos podem ser postadas no Facebook ou Instagram com a hashtag #soudaqui. Também podem ser enviadas por e-mail.

O cidadão que quiser participar do programa pode contribuir com sugestões e críticas. Para entrar em contato com a equipe do programa, basta ligar para o 0800-612211 ou enviar um e-mail para tv@senado.leg.br.

COMO ASSISTIR

Dia:
Sábado (9).
Para sintonizar:
A TV Senado está disponível na TV aberta em
sinal analógico e digital, na TV por assinatura e
por satélite (antena parabólica).
Os canais dependem de cada cidade (veja aqui).
Pela internet:
O programa também está disponível na internet
às terças-feiras (acesse aqui) e na página da
TV Senado no YouTube.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: