Senado aprova indicação de Tiago Correia para diretoria da Aneel

Da Redação | 06/08/2014, 12h36

O Senado aprovou em Plenário, nesta quarta-feira (6), a indicação de Tiago de Barros Correia, feita pela Presidência da República, para integrar a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na terça-feira (5), o Plenário tinha tentado votar a indicação, mas por falha no painel, a deliberação só foi concluída hoje com 40 votos favoráveis, 5 votos contrários e uma abstenção.

Antes da votação em Plenário, Tiago Correia foi sabatinado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), com parecer favorável do relator, senador Humberto Costa (PT-PE). Na comissão, o indicado foi aprovado por 16 votos favoráveis e nenhum contrário.

Tiago de Barros Correia nasceu em 12 de agosto de 1978, na cidade de Maputo, capital de Moçambique. Filho de brasileiros, optou pela nacionalidade brasileira em 15 de junho de 2004.

É bacharel em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp). Possui, ainda, curso de mestrado na área interdisciplinar de Planejamento de Sistemas Energéticos, pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp.

Sua experiência profissional iniciou-se em 2004 como assessor da Assessoria Econômica do Ministério de Minas e Energia. Possui diversas publicações técnicas no Brasil e no exterior que versam sobre mercados e comercialização de energia elétrica.

Legislação

Em conformidade com a Lei 9.427/96, que institui a Aneel, os membros da diretoria da agência reguladora cumprem mandatos não coincidentes de quatro anos. Os diretores são nomeados pelo presidente da República mediante aprovação prévia do Senado, por voto secreto, após arguição pública dos candidatos aos cargos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: