Tombini analisará inflação e crescimento em audiência pública

Da Redação | 01/08/2014, 15h05

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participará nesta terça-feira (5) de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para discutir as diretrizes, a implementação e as perspectivas futuras da política monetária. A reunião está prevista para as 10h, no Plenário 19 da Ala Alexandre Costa.

Entre os assuntos que devem ser analisados estão câmbio, crédito, inflação e taxa de juros. A audiência ocorre no momento em que o mercado – conforme pesquisa Focus, na qual são ouvidas mais de 100 instituições financeiras – aponta recuo tanto nas previsões de crescimento da economia (de 0,97% para 0,9%) quanto da inflação (de 6,44% para 6,41%) este ano.

Com 6,52% de inflação acumulada nos últimos 12 meses, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador está acima do teto da meta, que é de 6,5%. Desde 1999 o Brasil adota o regime de metas para a inflação, fixadas por resolução do Banco Central. A meta para 2014 é 4,5%, admitindo-se variação de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O Regimento Interno do Senado determina que, a cada três meses, seja realizada audiência pública com o presidente do BC, para acompanhamento da política monetária.

Na última audiência, realizada em março, Tombini admitiu que a inflação apresentava "resistência" e defendeu a necessidade de vigilância da autoridade monetária a fim de  minimizar "riscos de níveis elevados" da alta de preços.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: