Renan participa da solenidade de sanção do marco regulatório das ONGs

Da Redação | 31/07/2014, 13h45

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou na manhã desta quinta-feira (31), no Palácio do Planalto, da cerimônia de sanção da lei que institui o marco regulatório das organizações da sociedade civil (Lei 13.019/2014).

O novo marco regulatório foi proposto pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) por meio do Projeto de Lei do Senado (PLS) 649/2011. O parlamentar inspirou-se nas recomendações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, que funcionou no Senado.

O texto sancionado estabelece normas gerais para parcerias voluntárias da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios com organizações não governamentais (ONGs). As regras estão mais rígidas e obrigam a realização de um processo seletivo prévio (chamada pública) para a celebração dos contratos. As entidades não governamentais terão de cumprir uma série de requisitos, como a existência e funcionamento por pelo menos três anos e a exigência de “ficha-limpa”, tanto para as ONGs quanto para seus dirigentes.

A lei prevê ainda a instalação de uma Comissão de Monitoramento e Avaliação para acompanhar a execução dessas parcerias. Os tipos de prestações de contas serão diferentes para os convênios de maior e menor valor e os prazos para a apresentação final das contas deverão ser de no máximo 90 dias a partir do término da vigência do contrato. O governo terá até 150 dias para analisar a prestação de contas dos acordos firmados com as ONGs.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: