Cristovam pede compromisso da indústria com a educação e a sustentabilidade

Da Redação | 29/07/2014, 16h25

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou, nesta terça feira (29), a iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de elaborar 42 propostas do setor industrial aos candidatos à presidente, mas apontou a falta de um espírito coletivo nacional no documento.

Os líderes industriais propuseram ações voltadas à educação, legislação trabalhista, infraestrutura, tributação, financiamento, segurança jurídica, burocracia e saneamento, entre outros temas. Para o senador, em pontos como o da educação, o empresariado brasileiro deveria ter tido uma visão maior de nação e uma visão menor de indústria.

Cristovam Buarque disse que ficou feliz ao ver a CNI abordar o tema educação, mas lamentou que o documento se refira apenas à educação voltada para o trabalho, não prevendo ações dos empresários brasileiros no setor.

- Quanto o setor empresarial brasileiro está disposto a ceder na hora, por exemplo, das isenções fiscais, na hora de subsídios, para que o Brasil faça a revolução educacional? - indagou o senador.

Cristovam afirmou que não há como dissociar a educação voltada para o trabalho e para a indústria da educação de base. Em sua opinião, o país precisa de uma “educação de base completa, ampla e radical no seu conteúdo”.

Licenciamento ambiental

Cristovam ainda destacou que os líderes da indústria brasileira cobraram dos candidatos a redução da burocracia no processo de licenciamento ambiental. Ele disse sentir falta, no entanto, do compromisso dos empresários com o equilíbrio ecológico no país.

- Eu queria vê-los dizer que o Brasil precisa ter uma política industrial eficiente e sustentável! Termina ficando um documento corporativo. E alguns dizem: cada um que cuide do seu. Quando cada um cuida do seu, ninguém cuida do conjunto. E esse talvez seja o maior problema brasileiro - lamentou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: