Aníbal Diniz comemora avanços do Brasil na área de desenvolvimento humano

Da Redação | 28/07/2014, 15h35

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) ressaltou os bons resultados do Brasil no relatório anual do Programa da ONU para o Desenvolvimento (Pnud). Com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,744, o Brasil melhorou uma posição em relação a 2012. Está agora em 79º lugar entre as 187 nações reconhecidas pela Organização das Nações Unidas.

Lembrou que o atual IDH no Brasil é superior ao IDH médio da América Latina e do Caribe (0,740) e ao IDH calculado para os países de Alto Desenvolvimento Humano (0,735). O Índice de Desenvolvimento Humano é calculado tendo como base dados comparáveis para saúde, educação e renda.

O senador também recordou que ao apresentar esses números, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, afirmou que o Brasil é um dos países com mais pontos positivos. De acordo com a ministra, o país foi citado como exemplo de investimento em políticas públicas inclusivas, além de ações efetivas e eficazes no combate à pobreza e valorização do salário mínimo.

- É verdade que sempre reputo esse desempenho positivo à inflexão iniciada pelo ex-presidente Lula, quando ele colocou como base do seu governo o crescimento da economia aliado à inclusão social do maior número de pessoas. Esse projeto continua e tenho certeza que continuará com a presidente Dilma, porque acredito que o Brasil está e vai continuar contribuindo para reduzir as desigualdades - afirmou Aníbal.

Aníbal Diniz está otimista em relação a novas mudanças benéficas. Afinal, afirmou, esse é o desafio. Destacou que muitos avanços foram conquistados ao longo dos últimos 12 anos, mas acredita que muito ainda há para ser feito.

- Em vinte anos, 85% dos municípios saíram da faixa de muito baixo desenvolvimento humano. Isso quer dizer que atualmente apenas 32 municípios de um total de 5.565 se encontram na classificação de muito baixo desenvolvimento humano. No Acre, apenas o município de Jordão está nesta situação - in formou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: