Senadores lamentam morte de Ariano Suassuna e exaltam sua obra

Da Redação | 24/07/2014, 09h45

Senadores lamentaram pelas redes sociais a morte do escritor Ariano Suassuna, que faleceu nesta quarta-feira (23), aos 87 anos, no Real Hospital Português, no Recife (PE). Ele estava internado desde a última segunda-feira (21), após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Autor de obras consagradas como Auto da Compadecida e O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Vai-e-Volta, o escritor ocupava a cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras. Ícone da cultura nordestina e brasileira, Ariano Suassuna mesclava, em sua obras, referências eruditas e populares.

Nascido em João Pessoa, na Paraíba, o escritor era radicado em Pernambuco desde a infância. Ferrenho defensor da cultura brasileira, era reconhecido em todo o país, que percorria com suas aulas-espetáculo. Ariano Suassuna continuava produzindo: preparava o lançamento de um novo romance e ainda trabalhava como assessor do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. O acadêmico será enterrado na tarde desta quinta-feira (24), no município de Paulista, em Pernambuco.

Os senadores paraibanos Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Lindbergh Farias (PT-RJ) foram alguns dos parlamentares que usaram as redes sociais para destacar o legado de Suassuna.

“Minha homenagem a Ariano Suassuna. Brasileiro autêntico, caráter exemplar, conduta reta. Tive a honra de com ele conviver. Guardarei para sempre no meu coração esses momentos inesquecíveis”, escreveu Cássio Cunha Lima.

Vital do Rêgo registrou a tristeza dos paraibanos e brasileiros.

“A Paraíba chora a perda do seu filho mais ilustre. Chora o sertão, chora o litoral. Choram os grilos e chicós, choram as pedras do reino. Chora Taperoá, chora o Brasil. Ariano Suassuna interpretou como ninguém a alma nordestina, semente e raiz da cultura brasileira. Rezemos por ele. Que descanse na paz do Senhor com as graças da Compadecida.”

Lindbergh, que é senador pelo Rio de Janeiro, mas paraibano, registrou que Suassuna cumpriu sua missão ao defender o povo e a cultura brasileiros:

“Ariano Suassuna, meu conterrâneo, era muitos: escritor, dramaturgo, gestor, professor. Dizia que o sonho é que leva a gente para frente. Suas obras e personagens valorizaram as singularidades de nossa cultura.”

Os senadores pernambucanos também expressaram condolências pela internet. Ariano Suassuna vivia em Recife desde a década de 1940.

“Ariano é um ícone da nossa cultura, um imortal em todos os sentidos”, escreveu Humberto Costa (PT-PE).

Também pernambucano, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lembrou as mortes de outros escritores de renome nos últimos dias.  Na sexta-feira (18), morreu o baiano e também acadêmico João Ubaldo Ribeiro. No dia seguinte, faleceu o educador e escritor mineiro Rubem Alves. Os três - Ariano Suassuna, João Ubaldo e Rubem Alves - eram membros da Academia Brasileira de Letras.

“Ubaldo, Rubem, Ariano, todos em uma semana que o Brasil não pode esquecer. Apesar do mundo insistir em continuar”, lamentou Cristovam.

Também nascidos em Pernambuco, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Romero Jucá (PMDB-RR)  destacaram  o legado de Ariano Suassuna :

“Valeu, Mestre Ariano! Graças a você somos todos nordestinos”, escreveu Randolfe.

“Muito triste com a morte do meu amigo Ariano Suassuna! Perdemos uma figura humana extraordinária e um grande escritor! Vai em paz!”, disse Jucá.

Veja o que escreveram outros senadores:

Aécio Neves (PSDB-MG):

“Ariano Suassuna foi antes de tudo um homem apaixonado pelo Brasil. Um homem raro, a quem devemos profunda admiração. Meus sentimentos!”

Benedito de Lira (PP-AL):

“Nossa homenagem ao mestre Ariano Suassuna!”

Cyro Miranda (PSDB-GO):

“A morte de Ariano Suassuna deixa a literatura e a cultura brasileira mais pobres.”

Delcídio do Amaral (PT-MS):

“O Brasil perdeu Ariano Suassuna, um dos maiores entre os escritores, poetas e dramaturgos do país. Vai fazer muita falta para a nossa cultura!”

Eduardo Braga (PMDB-AM):

“Morre, aos 87 anos, o escritor Ariano Suassuna, um dos grandes escritores brasileiros. Minhas condolências ao familiares e amigos.”

Eunício de Oliveira (PMDB-CE):

“#Luto. Apaga-se um farol da nossa cultura regional. Seu talento e sua biografia ficarão guardados em nossa memória.”

Fernando Collor (PTB-AL):

“Lamento com tristeza o falecimento de Ariano Suassuna. Poeta, romancista, dramaturgo e defensor da cultura nordestina.”

Gim (PTB-DF):

“Que Deus possa confortar seus familiares e amigos neste momento de dor...”

João Capiberibe (PSB-AP):

“Um símbolo da cultura popular brasileira partiu! Vamos sentir muita saudade das aulas-shows magistrais do mestre Ariano Suassuna. Adeus!”

Pedro Simon (PMDB-RS):

“Morre o grande escritor brasileiro Ariano Suassuna, um artista amado pelo povo.”

Renan Calheiros (PMDB-AL):

“Em cada peça popular, em cada canto nordestino, Ariano Suassuna, reviverá. A morte do escritor e dramaturgo é uma perda irreparável.”

Ricardo Ferraço (PMDB-ES):

“Depois de João Ubaldo e Rubem Alves, lamentamos agora a morte de Ariano Suassuna...”

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM):

“O Brasil perdeu mais uma lenda da cultura brasileira. Vá em paz, Ariano Suassuna!”

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: