CPI Mista da Petrobras ouve auditor do TCU sobre compra da refinaria de Pasadena

Da Redação | 22/07/2014, 18h40

A CPI Mista da Petrobras realiza reunião nesta quarta-feira (23), às 14h30, para ouvir o secretário de Controle Externo da Administração Indireta do Tribunal de Contas da União (TCU), Osvaldo Perrout. Os parlamentares querem que o auditor preste esclarecimentos sobre relatórios considerados contraditórios relacionados à compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, que custou US$ 1,24 bilhão à estatal brasileira.

No requerimento do depoimento, os deputados Fernando Francischini (SD-PR) e Simplício Araújo (SD-MA) afirmam que foram divulgados dois relatórios do TCU, um isentando e outro responsabilizando o Conselho de Administração da Petrobras por ter autorizado a compra em 2006. O conselho, à época, era comandado por Dilma Rousseff, então ministra-chefe da Casa Civil.

Outros empreendimentos da Petrobras, como a construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, estão em análise pelo TCU. Em agosto do ano passado, o tribunal divulgou ter constatado nas obras dessa refinaria “indícios de irregularidades, como projeto básico deficiente ou desatualizado, inadequação das providências adotadas para sanar interferências que possam provocar o atraso da obra e obstrução ao livre exercício da fiscalização pelo TCU”.

A Petrobras afirma estar em entendimento com o TCU para demostrar que não há sobrepreço nem superfaturamento nas obras, mas sim divergências metodológicas.

Outros depoimentos

A CPI Mista divulgou um cronograma com os próximos depoimentos previstos na comissão. No dia 30 deste mês, será ouvido José Orlando Melo de Azevedo, ex-presidente da Petrobras América Inc. Em agosto, devem falar à comissão os ex-diretores da área internacional da estatal, Jorge Luiz Zelada, no dia 6, e Nestor Cerveró, no dia 13.

Cerveró é o autor do resumo-executivo que teria embasado a decisão do Conselho de Administração de aprovar a compra de Pasadena. Em depoimento à CPI exclusiva do Senado, que funciona paralelamente à CPI Mista, ele minimizou a importância de duas cláusulas omitidas de seu relatório.

Segundo o presidente das duas CPIs da Petrobras, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), os trabalhos das comissões continuam, mesmo em período de pouca atividade no Congresso, em resposta ao desejo de ver as denúncias apuradas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: