Gilberto Gil, Martinho da Vila e Milton Gonçalves serão homenageados pelo Senado

Rodrigo Baptista | 17/07/2014, 13h20

Os cantores e compositores Gilberto Gil e Martinho da Vila e o ator Milton Gonçalves integram a lista de sete personalidades que receberão a Comenda Abdias Nascimento, honraria instituída pelo Senado em 2013 com o objetivo de homenagear pessoas que trabalham para proteger e valorizar a cultura afro-brasileira. A data da primeira edição da premiação ainda não foi definida, mas ocorrerá em sessão especial em novembro, mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra.

Também serão agraciados o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves; a militante do movimento negro Edna Almeida Lourenço, conhecida como Ekdje Edna de Oiyá; e o professor e economista Silvio Humberto dos Passos Cunha, fundador do Instituto Cultural Steve Biko.

Será ainda concedida comenda in memoriam a Francisco José do Nascimento (Canoa Quebrada, Aracati, 15 de Abril de 1839 - Fortaleza, 5 de Março de 1914), o “Dragão do Mar”, símbolo da resistência popular cearense contra a escravidão e considerado um expoente na luta abolicionista.

A distinção é resultado de um projeto (PRS 45/2011) apresentado pelos senadores Lídice da Mata (PSB-BA) e Paulo Paim (PT-RS), transformado na Resolução 47/13. Eles ocupam, respectivamente, os cargos de vice-presidente e presidente do conselho que escolhe os vencedores.

Este ano, o conselho recebeu 20 indicações. Elas podem ser feitas por senadores, deputados federais e entidades que desenvolvem atividades relacionadas à cultura negra.

Abdias Nascimento

A comenda leva o nome do jornalista e ex-senador, Abdias Nascimento, que morreu em 2011, aos 97 anos. Ele é uma referência no Brasil quando se trata de igualdade racial. Em 1948, junto com amigos, fundou o jornal O Quilombo, que deu voz a grupos sociais alijados da grande mídia.

Com a edição do Ato Institucional Nº 5, em 1968, Abdias Nascimento foi para o exílio e ficou 13 anos longe do Brasil. Abdias Nascimento foi senador pelo estado do Rio de Janeiro entre 1997 a 1999. Assumiu a cadeira no Senado após a morte de Darcy Ribeiro, em fevereiro de 1997.

Confira o perfil dos homenageados:

Benedito Gonçalves Nasceu em 30 de janeiro de 1954, no Rio de Janeiro (RJ). É formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e se especializou em Direito Processual Civil. Desembargador Federal desde 1988, assumiu o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça em 2008. Foi indicado pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) por seus méritos e relevância do trabalho desenvolvido como magistrado, competência e conhecimento jurídico.

Gilberto Gil – Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em 26 de junho de 1942, em Salvador (BA). O compositor, cantor, multi-instrumentalista, político, escritor, ambientalista e empresário é autor de 59 discos e 28 livros e já recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Grammy Latino. A sugestão de seu nome partiu do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Martinho da Vila – Também indicado pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), Martinho José Ferreira nasceu em 12 de fevereiro de 1938 em Duas Barras (RJ). O senador lembra que Martinho foi o primeiro sambista a ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas.

Edna Almeida Lourenço – Natural de Campinas (SP), onde nasceu em 13 de novembro de 1951, Edna é Conhecida como Ekdje Edna de Oiyá. É militante do movimento negro e fundadora da Coordenação do Grupo Força da Raça. Foi indicada pela deputada federal Janete Pietá (PT-SP).

Milton Gonçalves – O ator e escritor nasceu de Monte Santo de Minas (MG), em 9 de dezembro de 1933. Com mais de 70 longa metragens e 80 novelas no currículo, é  também conhecido militante do movimento negro. Foi indicado pelo deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ).

Silvio Humberto dos Passos Cunha – Indicado pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), ele nasceu em Salvador (BA). Possui título de doutor em economia pela Universidade Federal de Campinas (USP) e mestre pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor assistente da Universidade de Santana (BA) e fundador e atual diretor de comunicação do Instituto Cultural Steve Biko, que atua na valorização da comunidade negra.

Francisco José do Nascimento (in memoriam) – Indicado pelo senador José Pimentel (PT-CE), Francisco José do Nascimento (Canoa Quebrada, Aracati, 15 de Abril de 1839 — Fortaleza, 5 de Março de 1914), é considerado um expoente na luta abolicionista. O “Dragão do mar” ajudou na libertação de escravos na então província do Ceará em 25 de março de 1884, quatro anos antes da abolição da escravatura no país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: