Senado autoriza empréstimos externos para financiar programas do governo da Bahia

Da Redação | 16/07/2014, 19h55

Os senadores aprovaram em Plenário, nesta quarta-feira (16), autorização para que o governo da Bahia contrate operação de crédito no valor de US$ 400 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) com o aval da União (MSF 57/2014). Os recursos serão usados para financiar parte da segunda etapa do Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico do Estado.

O Proinclusão II tem ações para fortalecer a inclusão social e produtiva, a infraestrutura social e a melhoria da gestão no setor público.

Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram outra operação de crédito (MSF 56/2014), desta vez com o Fundo Internacional para Desenvolvimento da Agricultura (Fida). O valor de 29,2 milhões de Direitos Especiais de Saque ("moeda" do FMI), cerca de R$ 100 milhões, destina-se ao financiamento parcial do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável na Região (Prosemiárido).

O relator das duas matérias foi o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que votou favoravelmente aos empréstimos, elogiando o empenho dos três senadores da Bahia - João Durval (PDT), Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT) - para a aprovação.

O Prosemiárido tem o objetivo de contribuir para a redução da pobreza rural através do desenvolvimento da produção, da geração de emprego e renda em atividades agropecuárias e não agropecuárias. Com isso, o governo espera melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) dos municípios mais pobres.

- São recursos que chegam para diversas áreas, como as ações dos programas de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico e de Desenvolvimento Rural Sustentável na Região Semiárida da Bahia - comemorou Walter Pinheiro.

As duas propostas seguem para promulgação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: