Renan e Henrique Alves destacam oportunidades para investimento e cooperação com a China

Da Redação | 16/07/2014, 18h10

Ao receberem o presidente da China, Xi Jinping, nesta quarta-feira (16), os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Henrique Eduardo Alves, destacaram as oportunidades para investimentos chinês no Brasil e os projetos de cooperação entre os dois países.

Renan convidou a China a “participar intensamente" do desenvolvimento do Brasil e ressaltou as oportunidades ao investimento estrangeiro, especialmente em portos, aeroportos, sistemas de transporte e energia.

O presidente do Senado lembrou que o Brasil já é o quarto país onde a China mais investe, principalmente nos setores agrícola, de telecomunicações, energético e automobilístico. O comércio bilateral alcançou em 2013 US$ 75,4 bilhões – a China é o maior parceiro comercial do Brasil.

Na sessão solene, Renan também elogiou “o rico panorama de cooperação em ciência e tecnologia” dos dois países, que mantêm parcerias em biotecnologia, nanotecnologia, meio ambiente e exploração espacial.

No início do discurso, ele destacou a relevância da criação do Banco de Desenvolvimento do Brics, resultado mais importante da 6ª Cúpula do bloco, realizada nesta semana. O Brics é integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

De acordo com Renan, o empreendimento é resultado de um extenso trabalho de engenharia financeira e vontade política. Ele classificou o banco como “a mais importante iniciativa das últimas décadas para a democratização do acesso ao crédito pelos países em desenvolvimento e emergentes”. Para o presidente do Senado, o modelo do banco acenderá os ânimos por reformas em outras instituições financeiras multilaterais, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

-  Como presidente do Congresso Nacional Brasileiro empenho meu compromisso em ratificar a criação do banco de maneira célere, para que ele seja realidade no início de 2016 - prometeu.

Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, defendeu maior colaboração legislativa entre as casas parlamentares dos países do Brics.

– Isso será um passo significativo para consolidar as relações de harmonia e confiança entre os países, a exemplo do que a China e o Brasil construíram ao longo dos últimos 40 anos.

O deputado destacou ser mútuo o desejo de interação e intercâmbio nos negócios, academia e turismo. Ele acrescentou que o Brasil, uma nação jovem, tem muito a aprender com a experiência chinesa, com seus 7 mil anos de civilização e características de perseverança, sabedoria e prudência comumente atribuídas ao seu povo.

Henrique Alves afirmou que, guardadas as proporções, assim como a China, o Brasil vem experimentando mudanças em sua estrutura econômica e social nas últimas décadas, melhorando principalmente a vida dos mais pobres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: