CPI Mista da Petrobras quebra sigilos de Alberto Yousseff e Paulo Roberto Costa

Larissa Bortoni | 16/07/2014, 17h40

A CPI Mista da Petrobras aprovou nesta quarta-feira (16) a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático do doleiro Alberto Yousseff e do ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa. Os dois estão presos, como consequência da Operação Lava Jato, acusados de integrar um esquema de lavagem de dinheiro e evasão que teria movimentado R$ 10 bilhões. Costa é suspeito de receber suborno de Yousseff para facilitar negócios na Petrobras.

Os integrantes da CPI Mista querem ainda ter acesso a informações sigilosas de empresas que pertencem ou pertenceram aos dois.

Paulo Roberto Costa foi ouvido pela CPI da Petrobras no Senado em 10 de junho. Na ocasião, negou ter usado a condição de executivo da estatal para superfaturar contratos e desviar recursos. Um dia após esse depoimento, o ex-diretor foi preso pela segunda vez, por ter ocultado a existência de US$ 23 milhões depositados em bancos suíços.

O deputado Fernando Francischini (SD-PR) considerou as quebras de sigilo aprovadas fundamentais para o futuro da comissão parlamentar de inquérito.

- Com essas quebras nós podemos identificar a ponta do iceberg de corrupção no aparelho público, que destruiu o patrimônio da Petrobras. Só houve acordo porque o relator aceitou incluir esses meus dois requerimentos de quebra de sigilo - disse.

A CPI Mista também aprovou requerimentos que pedem dados de auditorias feitas pelo TCU na Petrobras (entre 2005 e 2014) e documentos relativos às reuniões do Conselho Administrativo da estatal no mesmo período.

A comissão decidiu fazer novas audiências. Um dos depoentes deve ser o juiz da 13ª Vara Federal em Curitiba, Sérgio Moro, responsável pelo inquérito da Operação Lava Jato. Ele já autorizou o compartilhamento das provas da investigação com a CPI exclusiva do Senado.

O relator da CPI Mista, deputado Marco Maia (PT-RS), explicou que houve um entendimento para aprovar requerimentos que estão relacionados especificamente com as descobertas da Operação Lava Jato.

- Nós temos requerimentos aqui que tratam da Petrobras inteira. Se nós fôssemos na linha de aprovar todos os requerimentos que tratam neste momento da Petrobras abriríamos de uma forma tão grande o processo de investigação que ficaria quase impossível investigar.

Apesar de não haver sessões deliberativas no Congresso Nacional até o início de agosto, o presidente da CPI Mista, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), convocou reunião da comissão para quarta-feira (23), às 14h. O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), confirmou que os trabalhos seguirão nesse período.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: