Clésio Andrade renuncia ao mandato de senador

Da Redação | 15/07/2014, 16h05

O primeiro vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), leu nesta terça-feira (15) comunicado de renúncia do senador Clésio Andrade (PMDB-MG). O político mineiro declarou que a decisão se deve a problemas de saúde.

Segundo sua assessoria, Clésio Andrade terá de se submeter a uma cirurgia devido a um grave problema ósseo e a recuperação do procedimento se estenderá por pelo menos 120 dias. O senador anexou laudos médicos à carta de renúncia.

Clésio disse ter optado por renunciar, em vez de apenas pedir licença do cargo, por considerar um “prejuízo ao erário público o recebimento sem o respectivo desempenho das funções” e para ser “coerente com a austeridade” que praticou durante o mandato.

O mandato de Clésio se encerraria em 31 de janeiro de 2015. Ele assumiu em 12 de janeiro de 2011, após o falecimento do senador Eliseu Resende (DEM-MG), do qual era primeiro suplente. Clésio também é presidente licenciado da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Os últimos meses do mandato devem ser exercidos pelo segundo suplente Antônio Aureliano Sanches de Mendonça (PSDB-MG). A data da posse ainda não foi marcada. Filho do ex-vice-presidente da República Aureliano Chaves, Antônio Aureliano já foi deputado federal e secretário de Transportes em Minas Gerais e no Distrito Federal.

No final da carta de renúncia, Clésio agradece aos colegas senadores e à população de Minas Gerais pela convivência e apoio e disse que Antônio Aureliano está preparado para assumir o mandato.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: