Presidente da China será recebido no Congresso na próxima quarta

Elina Rodrigues Pozzebom | 11/07/2014, 11h55

O Congresso Nacional receberá em sessão solene na próxima quarta-feira (16) o presidente da República Popular da China, Xi Jinping. A delegação chinesa vem ao país para participar da 6ª Cúpula do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O encontro será aberto no dia 15, em Fortaleza (CE). O presidente chinês foi convidado pelo presidente da Câmara, Henrique Alves, que esteve na China em abril deste ano.

A sessão solene registrará os 40 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil, a serem comemorados no dia 15 de agosto. Discursarão na solenidade, prevista para iniciar às 15h, Xi Jinping, Henrique Alves e o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Brasil e China são os maiores países emergentes dos hemisférios ocidental e oriental, respectivamente. Mantêm desde 1974 relações diplomáticas, que se transformaram em parceria estratégica em 1993, estreitada em 2012. Hoje, China e Brasil registram intenso intercâmbio e cooperação em diversas áreas.

Tramita no Senado projeto de interesse comum que ratifica o acordo firmado entre os governos do Brasil e da China, em 2004, para agilizar os processos de extradição envolvendo os dois países. O Projeto de Decreto Legislativo 122/2014 aguarda análise da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e pode ser votado em Plenário antes da visita.

No dia da visita, o Salão Verde da Câmara dos Deputados receberá a exposição “40 anos de amizade Brasil-China”, com 40 fotos, divididas entre os temas “Intercâmbios Políticos”, “Cooperação Econômica e Comercial” e “Intercâmbios Educacionais, Culturais e Tecnológicos”. O objetivo é destacar momentos históricos na política, na cooperação econômica e comercial e na área de intercâmbio cultural durante as quatro décadas de relações sino-brasileiras. A exposição é uma iniciativa da agência de notícias chinesa Xinhua.

Brics

O presidente Xi Jingping copresidirá a cúpula do Brics, grupo das principais nações emergentes, ao lado da presidente Dilma Rousseff, do presidente russo, Vladimir Putin, do sul-africano Jacob Zuma e do indiano Narendra Modi.

Em Brasília, os líderes do Brics se reunirão com os presidentes de países sul-americanos para discutir a ampliação das relações do bloco com nações em desenvolvimento. O tema desta sexta cúpula será “Brics – crescimento inclusivo: soluções sustentáveis”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: