Federalização da educação básica é tema do 'Município Brasil', da TV Senado

Da Redação | 10/07/2014, 16h55

A TV Senado exibe neste fim de semana mais uma edição do programa Município Brasil. Desta vez, o tema é a federalização da educação básica, que prevê ensino em tempo integral, turmas com até 30 alunos e salários de R$ 9,5 mil para os professores.

Para alcançar essas metas, seria necessário transferir para o governo federal toda a responsabilidade pelo ensino básico. A proposta, em análise no Congresso Nacional, é discutida em reportagem especial que mostra como o assunto divide opiniões. Em debate, o papel atual de municípios, estados, Distrito Federal e União na educação e o que pode mudar caso a proposta avance.

O programa apresenta ainda entrevista com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), autor da PEC 32/2013, que responsabiliza a União pelo financiamento da educação básica.

Em época de Copa do Mundo, o programa mostra também como o evento – e as centenas de milhares de turistas brasileiros e de várias partes do planeta – movimentou o país para além das cidades-sede.

No quadro Cidade Modelo, o exemplo de um projeto de economia solidária em Campo Grande (MS). O #Soudaqui traz fotos de Vacaria (RS). O município promove uma das festas gaúchas mais tradicionais do país: o Rodeio Crioulo Internacional.

O programa é feito com a participação do cidadão, que pode contribuir com sugestões e críticas. Para entrar em contato com a equipe do programa, basta ligar para o 0800-612211 ou enviar um e-mail para tv@senado.leg.br.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: