CDH discute nesta quinta envelhecimento e qualidade de vida dos idosos

Da Redação | 09/07/2014, 13h50

O processo de envelhecimento da população brasileira e as medidas para aumentar a qualidade de vida dos idosos serão discutidos nesta quinta-feira (10) em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

O Brasil tem hoje cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 65 anos, o que representa 7,5% da população do país. Conforme estimativas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a porcentagem de idosos deve chegar a 13% do total até 2030.

Ao propor o debate, o senador Paulo Paim (PT-SP) pretende estimular o debate com especialistas e com representantes dos idosos a respeito de ações a serem adotadas para que essa tendência de envelhecimento da população seja acompanhada por mais qualidade de vida.

Foram convidados para a audiência pública Martha Oliveira, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); Emanuel Araujo, do Ministério da Previdência Social; Gilson Matos, da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap); e Cleuza Nascimento, da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social.

Também devem participar do debate o vereador Salvador Soares, presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara Municipal de Taubaté (SP); Luis Carlos Saraiva Neto, diretor Executivo da GEAP - Fundação de Seguridade Social; e João Pimenta, presidente da Federação de Aposentados e Pensionistas de Brasília.

A audiência pública está marcada para as 9h, na sala 6 da Ala Nilo Coelho, no Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: