Enchentes no Paraná mobilizam senadores do estado

Da Redação | 16/06/2014, 19h20

Os senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Roberto Requião (PMDB-PR) elogiaram, nesta segunda-feira (16), a atuação do governo federal no auxílio aos atingidos pelas fortes chuvas registradas este mês no Paraná.

As enchentes neste mês em inúmeros municípios paranaenses já são consideradas a pior tragédia natural do estado nas últimas décadas. Até o momento 147 municípios decretaram estado de emergência. Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado, além onze mortos, a tragédia afeta quase 600 mil pessoas.

De acordo com Gleisi, a União já repassou ao estado cerca de R$ 3, 9 milhões, destinados à aquisição de 14.200 kits de alimentos, 12.200 kits de dormitórios para os desabrigados, lançamento de três pontes e apoio com helicópteros e outras ações de socorro do Exército.

- Agora o estado está quantificando quais outros prejuízos tem para que a União possa colaborar com a recuperação dessas áreas mais atingidas com pequenas pontes, limpezas de rua, estradas, bueiros. Isso tudo é muito importante para que as pessoas voltem suas vidas à normalidade – explicou a senadora.

Requião classificou as enchentes como “as piores dos últimos tempos”. Para ele, houve uma demora do governo do estado para informar e fazer as reivindicações necessárias ao governo federal.

- Atrasaram os pedidos, mas agora estão sendo atendidos na plenitude. Já mandaram material. Não tenho dúvida de que teremos ajuda do governo federal - disse.

Em pronunciamento na segunda-feira passada (9), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) havia cobrado que o governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, reconhecesse de forma sumária a situação de emergência no Paraná. Na ocasião, ele explicou que o reconhecimento serve para que, nesses casos, não haja necessidade de percorrer trâmites burocráticos, o que aumentaria o sofrimento das famílias atingidas por desastres naturais.

- Estamos fazendo um apelo ao governo federal para decretar estado de emergência sumariamente a fim de que determinadas providências possam ser adotadas, como a liberação do FGTS para as pessoas reconstruírem as suas vidas e para os pequenos proprietários rurais também poderem arcar com as despesas de produção em função dos prejuízos causados por essas enchentes – explicou Alvaro, no mesmo dia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: