Vai a sanção projeto que obriga escolas a exibirem filmes nacionais

Da Redação | 05/06/2014, 13h15

As escolas de educação básica – até o 9º ano – podem ficar obrigadas a exibir, pelo menos duas horas por mês, filmes de produção nacional. A mudança na Lei 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, foi aprovada nesta quinta-feira (5), no Plenário do Senado e será enviada à sanção presidencial.

O autor do projeto (PLS 185/2008), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), argumentou que a arte deve ser parte fundamental do processo educacional. Disse ainda que a criança que não tem acesso a manifestações artísticas usualmente se transforma em um adulto desinteressado por cultura e que por conta disso perde a chance de ter o “deslumbramento com as coisas belas”.

O senador do Distrito Federal defende ainda a ideia de que o cinema é a arte mais fácil para ser levada às escolas. Cristovam também acredita que esses alunos poderão adquirir o hábito de frequentar as salas de cinema.

- A única forma de dar liberdade à indústria cinematográfica é criar uma massa de cinéfilos que invadam nossos cinemas, dando uma economia de escala à manutenção da indústria cinematográfica. Isso só acontecerá quando conseguirmos criar uma geração com gosto pelo cinema, e o único caminho é a escola - disse Cristovam.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: