Randolfe pede que o Brasil dê asilo a Snowden

Da Redação e Da Rádio Senado | 02/06/2014, 17h50

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) pediu nesta segunda-feira (2) ao governo brasileiro que conceda asilo ao norte-americano Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional, dos Estados Unidos, que, há cerca de um ano, denunciou espionagem ilegal feita pelo órgão sobre cidadãos americanos e monitoramento de  ligações telefônicas e comunicação via internet do mundo todo.

Randolfe comentou a entrevista de Snowden, transmitida neste domingo, pelo programa Fantástico, da TV Globo, em que o norte-americano disse ter pedido asilo ao Brasil. Só que as autoridades brasileiras dizem não ter recebido esse pedido.

Após ler carta aberta que Edward Snowden dirigiu ao Brasil em dezembro passado, falando sobre o poder de espionagem da agência norte-americana, Randolfe Rodrigues afirmou que o Ministério das Relações Exteriores não pode mais dizer que não ouviu o apelo de Snowden e, por isso, pediu que o Brasil lhe conceda asilo.

- Nós somos uma nação soberana que teve seus direitos soberanos violados, e esse jovem, de 29 anos, prestou informações fundamentais para nossa soberania. Que o Brasil esteja à altura da comunidade internacional das nações e receba este jovem em território nacional como asilado e como alguém importante à nossa nação. Ele tem importantes informações sobre a segurança de nosso país.

Randolfe Rodrigues lembrou que cidadãos, instituições e autoridades brasileiras, inclusive a presidente da República, Dilma Rousseff, e a Petrobras foram espionados pelos Estados Unidos, conforme as revelações de Snowden.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: