Cegonheiros pedem votação de projeto que flexibiliza jornada de caminhoneiros

Da Redação | 27/05/2014, 16h10

O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu nesta terça-feira (27) representantes de sindicatos e federações que reúnem cegonheiros, motoristas de carretas específica para transporte de veículos. Os trabalhadores pediram a votação, ainda nesta terça, do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 41/2014, que disciplina a jornada de trabalho e o tempo de direção do motorista profissional.

O projeto altera a chamada Lei do Descanso (Lei 12.619/2012), que estabeleceu a obrigatoriedade de descanso a cada quatro horas, com prorrogação de uma hora em situações excepcionais. Pelo texto em exame, a jornada de trabalho do motorista pode chegar a oito horas seguidas, com possibilidade de mais quatro horas, a depender do acordo coletivo da categoria.

Renan explicou que a pauta do Plenário está trancada por medidas provisórias e que somente nesta quarta-feira (28) haverá a possibilidade de votação. Ele também pediu esclarecimentos ao relator da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Romero Jucá (PMDB-RR), presente ao encontro, já que na semana passada outros representantes de caminhoneiros se disseram contrários à proposta. Segundo eles, a flexibilização pode ter como consequência o aumento dos acidentes e mortes no trânsito.

Os participantes do encontro desta terça garantiram a Renan Calheiros que há um consenso na categoria e que o projeto está no formato desejado pelos trabalhadores - cerca de 10 milhões em todo o país, entre autônomos e empregados. Eles disseram que vários caminhoneiros estavam em Brasília apenas para acompanhar a votação.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: