Senado propõe parceria com instituto de pesquisa Latinobarômetro

Da Redação | 26/05/2014, 19h25

A diretora do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Elga Mara Teixeira Lopes, e o assessor especial da Secretaria de Transparência, Thiago Cortez Costa, receberam nesta segunda-feira (26) a diretora e fundadora do Latinobarômetro, Marta Lagos, para propor uma parceria entre o Senado e o instituto de pesquisa.

Entre as possíveis ações, estão a realização de eventos de capacitação sobre metodologia de pesquisa, avaliação de políticas públicas, intercâmbio de profissionais e compartilhamento de dados, indicadores e publicações.

De acordo com Thiago Cortez, o Senado pode se beneficiar muito da parceria com o Latinobarômetro, considerado um instituto com experiência vasta em pesquisa e que já acumula muita informação sobre democracia e opinião pública na América Latina.

– Quando olhamos os dados do Latinobarômetro, vemos que os fenômenos observados no Brasil não estão isolados. Pelo contrário, são parte de um contexto muito maior, com paralelos em todos os países da região – disse.

Inclusão

Durante a reunião, Marta falou sobre o instituto, criado em 1995, como uma forma de se obter dados científicos, medindo tecnicamente a opinião da população, nos moldes do que já era feito na Europa.

A professora apresentou gráficos mostrando exemplos de resultados levantados recentemente em pesquisas realizadas em 20 países da América Latina, tais como: preferência pelo regime democrático, descrença na capacidade do governo de resolver problemas nos próximos cinco anos e falta de confiança nos partidos. Entre os dados apresentados, está o de que a maior demanda na região é por maior inclusão e de que 70% dos entrevistados acreditam que os governos não governam para eles, mas para uma minoria.

Para Marta, atualmente, as pesquisas de opinião são indispensáveis e podem ser muito úteis para legisladores e para o governo. As informações, ressaltou, podem servir de alerta e antecipar situações.

– As democracias modernas não podem funcionar sem estudos de opinião. É necessário monitorar o processo social, conhecê-lo em profundidade e, sobretudo, revelar aspectos ocultos das demandas das pessoas, que não necessariamente se manifestam imediatamente – afirmou.

A diretora do Latinobarômetro acredita que o instituto se tornou um potente instrumento, especialmente para compreender que os países da América Latina têm muitos problemas em comum. A pesquisadora afirma que isso facilita a colaboração, a compreensão e a comparação do fenômeno social, contribuindo para encontrar soluções.

À tarde, ao lado de outros palestrantes, a diretora participou do seminário “E o povo foi às ruas... repensando o papel dos partidos políticos”, em que apresentou a palestra “O que dizem os especialistas (no Brasil e no exterior)”.

Barômetros

Barômetro é um instrumento de medição da pressão atmosférica. O Latinobarômetro e o Barômetro do DataSenado utilizam o termo como uma analogia para indicar a mensuração da pressão popular sobre as instituições democráticas, em sua avaliação da atuação dos parlamentares e na demanda por soluções às questões sociais. No Senado, esse tipo de pesquisa começou a ser feito pelo DataSenado em 2008, com periodicidade semestral.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: