Financiamento e qualidade da educação são tema de debate

Da Redação | 30/04/2014, 17h50

A comissão especial externa para o financiamento da educação realiza nesta quarta-feira (7) audiência pública para debater e propor soluções que viabilizem mais recursos para o sistema educacional.

Participam da audiência pública, que começa às 14h, a gerente da área técnica do movimento Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco, e o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara.

O Todos pela Educação é um movimento da sociedade civil cuja a missão é contribuir para que até 2022 todas as crianças e jovens tenham acesso à educação básica de qualidade. O grupo traçou cinco metas para os próximos oito anos. A primeira delas é que todo brasileiro entre quatro e 17 anos esteja matriculado. Além disso, a alfabetização tem que se dar até os oito anos e o ensino médio ser concluído até os 19 anos. O Todos pela Educação também defende mais recursos para a educação, com um gerenciamento mais eficiente.

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação reúne mais de duzentos grupos e entidades por uma educação pública de qualidade. O propósito é assegurar a todos uma educação pública, gratuita e de qualidade.

A comissão é formada por dez senadores e foi criada no final de 2013 por ato do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que considerou a permanência do Brasil na posição de 85º lugar no ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a penúltima posição do país na relação global de qualidade de educação da Economist Inteligence Unit (EIU), entre as justificativas para criação do grupo, pesidido pela senadora Ângela Portela (PT-RR) e que tem como relator o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Interatividade

A audiência será realizada às 14h, na sala 15 da ala Alexandre Costa. O público terá à disposição uma série de canais para entrar em contato com os senadores e convidados nos serviços e-Cidadania e Alô Senado (0800-612211).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: