CAS debaterá a necessidade do exame de Ordem da OAB

Da Redação | 23/04/2014, 18h55

 

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promove nesta quinta-feira (24) audiência pública que terá como tema o Exame de Ordem promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O pedido foi apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e recebeu apoio de outros senadores.

Segundo Paim, a maioria dos convidados, aparentemente, é contra a prova realizada pela OAB, pois acreditam que o exame limita a atuação dos bacharéis do curso de Direito.

— Também estarão entre os convidados aqueles que acreditam que não, que o Exame é importante para mostrar que o advogado efetivamente fez um belo curso, está preparado e é competente — observou o senador.

O Exame de Ordem da OAB é um teste aplicado três vezes por ano em todo o Brasil e que visa aferir a capacitação básica necessária ao exercício profissional da advocacia. É dividida em duas fases, com uma prova objetiva e uma prova prático-profissional, que só pode ser feita pelos aprovados na primeira fase. Baixos índices de aprovação são recorrentes. No último teste, apenas 12,27% dos candidatos foram aprovados.

Foram convidados para a audiência o Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; o ministro da Educação, Henrique Paim; o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz d'Ávila; e representantes dos estudantes de Direito.

A audiência está marcada para as 10h na sala 9 da ala Senador Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: