Antonio Carlos Rodrigues critica governo paulista por crise no abastecimento de água

Da Redação | 23/04/2014, 20h25

O senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) criticou em Plenário a falta de planejamento do governo paulista e de ações da companhia de saneamento (Sabesp) para prevenir a crise no abastecimento de água em São Paulo e minimizar os riscos de racionamento.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (23), Rodrigues lembrou que, ainda no ano passado, especialistas apontaram a possibilidade de um verão mais seco e a necessidade de ações preventivas. Na avaliação do senador, o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) demorou para tomar medidas e evitar que a população fosse obrigada ao racionamento no consumo de água.

- Problemas de abastecimento não são somente por falta de chuva, mas também por falta de investimento. Especialmente numa região carente de bacias fluviais para atender a crescente demanda populacional - afirmou o senador.

Em aparte, o também senador por São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), concordou com a gravidade do problema e disse que a solução a longo prazo está na obra de construção de canais e túneis para a utilização das águas do Rio Paraíba do Sul, que também abastece os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: