Ana Amélia cobra o fim da burocracia no registro de remédios

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/04/2014, 20h35

A senadora Ana Amélia (PP-RS) voltou a cobrar maior rapidez no registro de pesquisas clínicas. A senadora frisou que uma maior agilidade no processo de registro de um remédio pode significar a saúde de um paciente.

Ana Amélia citou o editorial de terça-feira (22) do jornal Folha de S. Paulo, sobre a situação de cobaias para novos experimentos. O editorial critica a burocracia em torno de testes de novos remédios, o que prejudicaria a saúde de muitos brasileiros e a economia do país.

Ana Amélia lembrou que a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) fez uma audiência pública no dia 18 de março para tratar do assunto. Na ocasião, os debatedores foram unânimes em criticar a demora na autorização para remédios e tratamentos.

A senadora registrou que, na manha desta quarta-feira (23), a CAS aprovou o nome de José Carlos Magalhães da Silva Moutinho para o cargo de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ela comemorou a promessa do novo diretor de que a Anvisa vai estudar a redução do tempo de análise do registro de novos produtos e dar mais rapidez ao processo, sem descuidar do risco sanitário.

- Esta não é uma causa de partido político. Esta é uma causa da sociedade brasileira, da medicina brasileira, dos doentes brasileiros. É uma causa da ciência, é uma causa que interessa a todos  disse a senadora.

Ana Amélia ainda registrou o lançamento de mais uma edição da revista Em Discussão!, sob responsabilidade da Coordenação Jornal do Senado, desta vez tratando da Copa do Mundo. A senadora lembrou que foi relatora da Lei Geral da Copa do Mundo e disse torcer para que a Copa seja um evento que orgulhe a todos os brasileiros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: