Acir relata esforço da bancada para escoar produção de polpa de fruta em Rondônia

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/04/2014, 16h30

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) informou, em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (23), que a bancada federal de Rondônia se reuniu hoje com técnicos da Conab e do Ministério da Agricultura para tratar da comercialização de polpas de frutas pelos produtores familiares do estado.

Desde novembro de 2013 os agricultores estão proibidos de vender a produção para os programas nacionais de alimentação escolar (Pnae) e de aquisição de alimentos (PAA), disse o senador.

E essa medida, acrescentou ele "prejudica 70 mil estudantes, que deixarão de ter uma merenda escolar equilibrada, e também os produtores, que, apesar de investirem dinheiro nesse negócio, estão impedidos de comercializar a produção".

- Para resolver a situação, os diretores da Conab e o Ministério da Agricultura se comprometeram a fazer uma modificação no Manual de Operação da Conab relacionado ao PAA e ao Pnae, mudando a nomenclatura da polpa de fruta para matéria-prima. Essa será uma medida de curto prazo para o escoamento de polpa de fruta produzida pela agricultura familiar, que é um importante complemento de renda para muitos agricultores que fornecem um alimento nutritivo e saudável para todos os nossos alunos - enfatizou Acir Gurgacz.

O senador também se reuniu com a direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para saber quais medidas serão adotadas para a reconstrução de estradas danificadas pela cheia do Rio Madeira, que atingiu Rondônia e Acre.

Ele relatou que, segundo o Dnit, só a BR 364 poderá ser reconstruída em regime de urgência. A elevação da rodovia, para impedir novos alagamentos da estrada, não pode ser feita emergencialmente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: