Sabatina de candidatos a ministro do TCU deve ocorrer na quarta-feira

Da Redação | 16/04/2014, 18h10

 

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deverá sabatinar, na quarta-feira (23), a partir das 9h30, os três indicados ao cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A previsão é de que cada sabatina dure cerca de uma hora. Em seguida, os senadores decidirão, em votação secreta, se cada um dos candidatos reúne os requisitos constitucionais para ocupar o cargo.

A partir dos pareceres, caberá ao Plenário escolher o indicado, o que pode ocorrer ainda na quarta-feira. Quem tiver mais votos favoráveis será o novo integrante do TCU, no lugar de Valmir Campelo, recentemente aposentado.

Disputam a vaga dois consultores do Senado e um auditor de controle externo do próprio TCU. O primeiro sabatinado, o consultor legislativo Bruno Dantas, foi indicado pela base do governo no lugar do senador Gim (PTB-DF), que desistiu da disputa após sofrer resistência à sua indicação. O segundo será o auditor Sérgio Mendes, indicado pelo senador Vicentinho Alves (SDD-TO). Último a falar, o consultor de Orçamento Fernando Moutinho é a aposta dos partidos de oposição para a vaga.

Os relatórios sobre as sabatinas de Dantas, Mendes e Moutinho serão feitos, respectivamente, pelos senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB), Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Na tarde de terça-feira, as mensagens com as indicações serão lidas em reunião da CAE, requisito para que as sabatinas ocorram no dia seguinte.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: