Para Randolfe, financiamento privado de campanha é origem da corrupção

Da Redação | 16/04/2014, 19h35

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) defendeu nesta quarta-feira (16) o fim do financiamento privado de campanhas eleitorais. Em pronunciamento, o senador afirmou que a prática é a “mãe” de quase todos os casos de corrupção descobertos hoje no país.

Randolfe alertou que, assim como ocorreu em 2012, quando a CPI do Cachoeira apontou relações entre o contraventor Carlos Cachoeira e o ex-senador Demóstenes Torres, além de outros políticos e agentes públicos, novamente uma operação da Polícia Federal, a Lava-Jato, revela ligações suspeitas entre um doleiro e agentes públicos.

- Não é aceitável que, cada vez que um escândalo venha à tona, sempre encontramos agentes privados que financiam políticos. Agentes privados que utilizam o financiamento de (campanhas eleitorais) de políticos como caminho para se apropriar da coisa pública e enriquecer a partir daí. E encontramos políticos que também se utilizam dessa relação para sua riqueza pessoal – criticou o senador, defendendo a necessidade de o Congresso Nacional dar exemplo, votando o fim do financiamento privado.

O senador reafirmou também a importância de se apurar todas as denúncias de corrupção, seja contra quem for. Para ele, qualquer denúncia investigada demonstrará o mesmo tipo de “cumpliciamento de agentes públicos” por agentes privados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: