Enquete sobre marco civil da internet é retirada do ar por suspeita de votação irregular

Da Redação | 15/04/2014, 18h10

Suspeita de ataque virtual provocou a retirada do ar de enquete promovida pelo DataSenado e pela Agência Senado que tratava de um ponto polêmico do marco civil da internet: a chamada neutralidade da rede. A sondagem começou no dia 1º de abril e contava com mais de 432 mil votos na segunda-feira (14), quando o ritmo de votação mostrou-se anormal.  Chegaram a ser registrados mais de 800 votos por minuto, levantando a suspeita de adulteração dos resultados. No domingo, houve também um pico anormal no tempo de conexão, às 5h da manhã.

A hipótese é que tenha sido usado um programa que permite votar repetidamente, de forma automática, em uma resposta pré-definida.

A enquete foi retirada do ar para o aperfeiçoamento dos mecanismos de segurança da votação. No momento em que foi desabilitada, os resultados mostravam 71% de votos favoráveis a que empresas provedoras de internet cobrassem preços diferentes de acordo com o tipo de página acessada pelo usuário, e 29% de votos contrários.

As enquetes pela internet não utilizam métodos científicos, apenas colocam os temas em debate. O DataSenado estuda a possibilidade de realizar uma pesquisa de opinião de abrangência nacional, com caráter científico, para elucidar o ponto tratado na enquete e outros pontos controversos do marco civil da Internet.

Nesta quarta-feira (16) entra no ar uma nova enquete, que trata da regulamentação do direito de greve no serviço público: "Você é a favor ou contra que, em caso de greve, os serviços de segurança pública sejam obrigados a manter em atividade no mínimo 80% do total de seus servidores? (PLS 710/2011)"

Veja aqui o resultado de consultas anteriores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: