Adiada decisão do Plenário sobre CPI da Petrobras

Da Redação | 15/04/2014, 20h10

Foi adiada, mais uma vez, a análise do Plenário do Senado sobre a CPI da Petrobras. Os senadores examinariam nesta terça-feira (15) o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) que confirmou entendimento da Mesa do Senado favorável a uma CPI com foco ampliado.

- Não vamos votar porque não houve um entendimento com relação ao encaminhamento da votação hoje – explicou o presidente do senado, Renan Calheiros.

O impasse na criação da CPI se dá porque a oposição quer a investigação apenas de fatos ligados à Petrobras, como o prejuízo na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. A CPI ampla, proposta pelo governo, deve abranger não apenas a estatal, mas também supostas irregularidades em licitações dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal e investimento do Porto de Suape, em Pernambuco.

Segundo o líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), não havia quórum para votar a matéria nesta terça. Além disso, os senadores aguardam possível decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre mandados de segurança impetrados pela oposição e pelo governo. A relatoria é da ministra Rosa Weber, que só deve se manifestar na próxima semana.

- A ministra afirmou aos os líderes da oposição que entre terça e quarta-feira da próxima semana ela decidirá [a respeito de uma medida liminar], então faz mais sentido esperar – disse Braga.

Na segunda-feira (14), Renan enviou documento com informações ao Supremo, explicando que decidiu pela CPI ampla em nome do princípio da eficiência na administração pública.

Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), o novo adiamento da decisão no Plenário é mais uma manobra para atrasar a CPI.

- Tudo isso é ação de postergação. Enquanto não se vota, posterga-se e, com isso, quem ganha tempo é o governo, porque a CPI acaba não sendo instalada. É uma estratégia que só interessa ao governo – criticou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: