Brasileiros vítimas de tortura no Chile participarão de audiência na segunda-feira

Da Redação | 11/04/2014, 12h20

A Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça do Senado fará audiência pública interativa, na segunda-feira (14), para esclarecer ações ilegais de integrantes da polícia política brasileira durante o golpe militar que depôs o presidente chileno Salvador Allende.

Os senadores vão tentar identificar também os agentes que clandestinamente estiveram no Estádio Nacional do Chile, local transformado em campo de concentração de prisioneiros políticos.

O presidente da subcomissão, senador João Capiberibe (PSB-AP), que pediu a realização da audiência, ele lembrou que, no início dos anos 70, o Chile era o último reduto da democracia na América Latina e para lá foram muitos perseguidos políticos de países vizinhos.

Após o golpe de 1973, uma das primeiras providências dos militares foi perseguir estrangeiros, que passaram a ser considerados inimigos do regime. "Os brasileiros foram torturados pela polícia chilena e aproximadamente um mês mais tarde, foram torturados pela polícia política brasileira nas dependências do Estádio Nacional", explicou no requerimento da audiência.

Para Capiberibe, a subcomissão não pode ficar indiferente a esse episódio da história, no qual agentes da repressão política se deslocam para torturar conterrâneos em outro país. "Esses episódios em que brasileiros torturaram brasileiros sob os auspícios da ditadura chilena, nada mais são do que o embrião da Operação Condor", acrescentou.

Foram convidados para a reunião cinco ex-presos políticos, vítimas de tortura: Tomás Togni Tarqüinio, Ubiramar Peixoto de Oliveira, Nielsen de Paula Pires, Vitório Sorotiuk e Otto Brockes.

Resgate

Instalada em abril do ano passado a Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça funciona no âmbito da Comissão de Direitos Humanos (CDH). O objetivo do colegiado é resgatar os fatos ocorridos durante o regime militar (1964-1985) e contribuir para a Comissão Nacional da Verdade, que funciona no âmbito do Poder Executivo.

Interatividade

A audiência será realizada às 9h, na sala 2 da ala Nilo Coelho. O público terá à disposição uma série de canais para entrar em contato com os senadores e convidados nos serviços e-Cidadania e Alô Senado (0800-612211).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: