Base do governo vai indicar novo nome para o TCU na próxima semana

Larissa Bortoni | 10/04/2014, 18h40

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) informou, nesta quinta-feira (10), que os partidos da base de apoio ao governo no Senado vão indicar na próxima semana um novo nome para ocupar o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), em vaga aberta com a aposentadoria do ministro Valmir Campelo. A base havia indicado o senador Gim (PTB-DF), mas ele declinou do convite na quarta (9), por considerar que o caso se transformou em uma disputa política.

Jucá disse ainda que o novo indicado deverá ter “possivelmente” um perfil técnico, de forma a preencher todas as qualidades necessárias para ocupar o cargo.

- O TCU é um órgão do Poder Legislativo, merece todo o nosso respeito e queremos resolver rapidamente essa questão.

Por enquanto, há apenas uma indicação do Senado para suceder Valmir Campelo no TCU. A oposição propôs o nome do consultor do Senado Fernando Moutinho Ramalho Bittencourt como alternativa a Gim.

Nesta quinta, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse se tratar de um candidato com condições profissionais e técnicas, além de ter reputação ilibada. Alvaro criticou a escolha do senador Gim para ministro do TCU.

- Eu acho que foi mais um tiro no pé, que poderia ser perfeitamente evitado - disse o senador, que voltou a defender também proposta de sua autoria que institui a escolha dos ministros do TCU por concurso público (PEC 7/2014).

Sabatina

Com a decisão do senador Gim de não mais concorrer à vaga no TCU, foi cancelada sua sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), marcada para terça-feira (15). A CAE informou nesta quinta (10) que ainda não há uma data para a sabatina de Fernando Moutinho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: