Senado debate futuro da assistência técnica e extensão rural

Da Redação | 14/03/2014, 14h50

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza seminário, nesta sexta-feira (14), em Não-me-Toque (RS), para discutir o futuro da assistência técnica e extensão rural no Brasil e o papel da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) nesse setor.

Criado recentemente pelo governo federal, o órgão terá a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no auxílio a agricultores familiares com projetos focados no aumento da produtividade e da melhoria das atividades rurais.

O seminário é o primeiro evento de um ciclo de palestras e debates promovidos pela CRA, por iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS). Ela tem participado de audiências em defesa da Emater-RS, presente em 493 dos 497 municípios gaúchos, e defendido a ação que tenta devolver a filantropia para a entidade. No Brasil, cerca de quatro milhões de famílias rurais dependem do serviço de assistência e extensão rural para acessarem tecnologias de produção agrícola, segundo a senadora. Atualmente, diz a parlamentar, 70% da produção do alimento consumido em todo o país são de responsabilidade dos agricultores familiares.

Foram convidados para o debate o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antonio Andrade; o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas; a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello; o presidente da Emater-RS/Ascar, Lino de David; o presidente da Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Júlio Zoé; o presidente da Expodireto/Cotrijal, Nei César Mânica; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Ercílio Broch; o vice-presidente da Comissão de Agricultura Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado estadual Edson Brum; e um representante da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).

A reunião acontece no âmbito da 15ª Expodireto Cotrijal 2014 – Feira Internacional, direcionada aos agricultores, profissionais de assistência técnica, empresários e estudantes e outros segmentos ligados ao agronegócio. Segundo a assessoria da Expodireto, a feira tem a participação de 77 países e 501 expositores nos 84 hectares do parque. São oferecidas opções em produtos e serviços para quem trabalha com agricultura e pecuária, desde a pequena até a grande propriedade rural. No ano passado, 223,4 mil pessoas estiveram no parque e os 481 expositores fecharam R$ 2,5 bilhões em negócios.

A TV Senado e a Rádio Senado transmitem ao vivo a audiência, direto do auditório central do Parque de Exposição Cotrijal em Não-Me-Toque. Os interessados também podem acompanhar os debates pela internet.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: