Senadores ouvirão petroleiros sobre inauguração de plataformas inacabadas

Iara Guimarães Altafin | 11/03/2014, 11h10

Atendendo a requerimento do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) realizará audiência pública para esclarecer denúncias de que plataformas da Petrobras ainda inacabadas estariam sendo inauguradas e depois finalizadas, já no mar, o que representaria risco para os trabalhadores e mais gastos para a empresa. As denúncias foram feitas à imprensa pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) e seus dirigentes serão convidados para a audiência pública na CMA.

Conforme o senador Aloysio Nunes, o sindicato afirma que a inauguração de plataformas inacabadas tem ocorrido por pressão do mercado pelo aumento da produção de petróleo e por interesse do governo em favorecer a balança comercial do país. Serão convidados a discutir o assunto José Maria Rangel e Norton Almeida, respectivamente presidente e diretor do Sindipetro-NF.

Falta de água

A comissão fará também debate sobre a escassez de água no abastecimento dos centros urbanos. Autor do requerimento propondo a audiência pública, Jorge Viana (PT-AC) quer discutir a possibilidade de racionamento e as propostas para superar os problemas de falta de água enfrentados principalmente pelas cidades mais populosas.

O debate será realizado em conjunto com a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e deve contar com a presença do presidente da Agência Nacional de Água (ANA), Vicente Andreu Guilho; do secretário-executivo do Ministério das Cidades, Carlos Antonio Vieira Fernandes; e da presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Dilma Pena.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: