Senado abre exposição com fotos marcantes de 2013

Da Redação | 07/03/2014, 17h55

O Senado inaugura nesta terça-feira (11) a exposição “100 fotos de 2013 – o dia a dia no Senado Federal”. A mostra, terceira edição do projeto “100 fotos do ano”, reúne uma seleção com imagens marcantes produzidas pelos fotógrafos da Secretaria de Comunicação Social da Casa no ano de 2013. Os registros fazem parte da cobertura diária da Agência Senado.

Organizada pela Coordenação de Fotografia, a exposição procura mostrar os principais temas legislativos discutidos no ano, além de ações institucionais do Senado. Entre as fotos selecionadas, está a da posse do atual presidente da Casa, Renan Calheiros, e as de sessões plenárias com grande repercussão, como a da promulgação da PEC das Domésticas (PEC 66/2012), a da aprovação da qualificação da corrupção como crime hediondo (PLS 204/2011) e a da aprovação da PEC do Voto Aberto para cassações de mandatos parlamentares e análise de vetos presidenciais (PEC 43/2013).

Algumas dessas votações foram respostas às manifestações populares ocorridas em junho, nas quais as lentes da equipe do Senado também estiveram presentes, registrando aquele fato histórico e garantindo para ele espaço na mostra.

Integram ainda a exposição imagens de sessões especiais, como a de comemoração dos 25 anos da Constituição Federal e a solenidade de devolução simbólica do mandato do ex-presidente João Goulart.

– Para além do seu valor estético, as 100 imagens do Senado em 2013 constituem registro relevante para a história brasileira. E a história, como se sabe, não se cansa de nos dar lições – afirma o presidente do Senado na apresentação do catálogo que compõe a exposição e que será distribuído futuramente.

As imagens estarão no hall de acesso às comissões, no Anexo II, até 31 de março. Os interessados também poderão ver as fotos da exposição e de exibições dos anos anteriores pela internet.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: