Congresso recebe quase 4 mil visitantes no Carnaval

Soraya Mendanha | 06/03/2014, 13h05

Durante o Carnaval, 3.891 pessoas participaram das visitas guiadas ao Congresso. O número representa um aumento de 9% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado - 3.536 visitantes. As visitas ao Congresso são gratuitas, abertas a toda a população e podem ser feitas todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h, sem interrupções. O início do percurso dos grupos ocorre a cada 30 minutos, a partir do Salão Negro.

Os grupos são conduzidos por monitores da Câmara dos Deputados e do Senado, que explicam a história de cada espaço visitado e o funcionamento do Legislativo no Brasil. O programa de visitação oferece, ainda, guias em outros idiomas. No Carnaval, 201 estrangeiros participaram das visitas, sendo a maioria deles cubanos (aproximadamente 36%).

O coordenador de Visitação Institucional do Senado, Aguirre Estorilio, destacou a importância da instituição se manter aberta para as visitações no feriado. Aguirre explicou que a medida beneficia visitantes locais que trabalham e não têm oportunidade de conhecer o Congresso em dias úteis.

Cristiane Bispo do Nascimento é uma das visitantes que mora em Brasília e que, devido ao trabalho, só teve a oportunidade de vir ao Congresso durante a quarta-feira de cinzas. Para ela, a visita guiada foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de Brasília e as obras de vários artistas brasileiros.

Copa

Segundo o coordenador de Visitação Institucional do Senado, a expectativa é de que as visitas aumentem a partir do mês de junho com a realização da Copa do Mundo. Aguirre explicou que, para atender a demanda de estrangeiros, o material informativo do Programa Visite o Congresso já está traduzido em três idiomas. Além disso, segundo ele, está sendo finalizada a tradução da página do programa de visitação.

– Essa página vai conter as informações em inglês, espanhol e francês sobre agendamentos e sobre como o turista pode acessar o Congresso em dias úteis e nos finais de semana. Todas as informações vão estar lá para eles virem e participarem da visita guiada – disse.

Mudança

Por causa da necessidade de adequar o fluxo de pessoas que circulam no Palácio do Congresso nos dias de intensa atividade parlamentar, o Programa Visite o Congresso passou a ter novas regras em 2013, atendendo nas terças e quartas-feiras apenas grupos agendados. Nas quintas-feiras, a visitação pode ser feita por grupos espontâneos, mas o percurso é restrito ao Salão Verde, Salão Negro, salões nobres e galerias.

Mais informações sobre a visitação podem ser obtidas na página do Senado na internet, pelo e-mail visite@senado.gov.br ou pelos telefones (61) 3303-4671 e 3303-1581, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, é só ligar para (61) 3216-1768, das 9h30 às 17h.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: