Gleisi Hoffmann destaca contribuição do PT para o Plano Real

Da Redação | 25/02/2014, 17h45

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) afirmou nesta terça-feira (25) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou profundo compromisso com o Estado brasileiro ao acolher o Plano Real no início do seu primeiro governo, em 2003. O pronunciamento da senadora foi uma resposta à fala do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso durante sessão solene pelos 20 anos do plano, realizada pela manhã.

- Reconheço a importância do Plano Real, respeito o que foi feito, mas a verdade tem que vir às claras, não se pode omiti-la. Se demos uma colaboração importante a esse processo foi o resgate do Plano Real quando o presidente Lula assumiu em 2003.

A senadora citou números da economia para apontar o cumprimento das metas de inflação, a redução dos juros e do Risco Brasil, o aumento do superávit primário e a redução da relação entre a dívida pública e o Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, citou o crescimento no investimento e no consumo.

Para Gleisi Hoffmann, os governos do PT, além de resguardarem os pressupostos da macroeconomia, ousaram nas políticas sociais para melhorar as condições de vida dos brasileiros. Como exemplo de avanços nos últimos 11 anos, ela citou a criação de 20 milhões de empregos, a retirada de 36 milhões de pessoas da miséria e a ascensão de 42 milhões de brasileiros à classe média.

- Hoje, temos um país com estabilidade macroeconômica, mas um país que inclui sua gente, que tem desenvolvimento sustentável e que tem respeitabilidade pelo seu povo.

A senadora também contestou a fala de FHC no que diz respeito a uma paralisação das reformas, o que estaria gerando ineficiência da máquina pública. A parlamentar relembrou, entre outras reformas feitas pelo PT, a regulação do financiamento imobiliário, em 2009; a criação do Cadastro Positivo, em 2011; as alterações nas regras da poupança e a criação do fundo de previdência do servidor público, em 2012; e a retomada das concessões de infraestrutura em 2013.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: