Comandante da Aeronáutica fala na quinta sobre novos caças para a FAB

Patrícia Oliveira | 24/02/2014, 10h40

A recente decisão do governo de comprar 36 caças supersônicos suecos Gripen, para reequipar a Força Aérea Brasileira, será debatida na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) em audiência pública interativa, na quinta-feira (27). Para falar do assunto foi convidado o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito.

As aeronaves de caça da Suécia são de múltiplo emprego e foram negociadas com compromisso de transferência de tecnologia necessária para a capacitação do parque industrial aeroespacial brasileiro. O preço total será de US$ 4,5 bilhões, a serem pagos até 2023.

Os aviões escolhidos no chamado Projeto FX-2 visam à projeção internacional do Brasil e ao desenvolvimento nacional em áreas como a industrial, a econômica e a da ciência e tecnologia.

Requerimento da senadora Ana Amélia (PP-RS) estabelece que a audiência pública para tratar do tema, com a presença do comandante da Aeronáutica, será feita em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

A audiência pública está marcada para as 10h, na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa e tem caráter interativo. O internauta poderá participar com perguntas e comentários, que serão encaminhados aos senadores e ao convidado. Os questionamentos podem ser feito por telefone, pelo Alô Senado (0800 61 22 11)  e pela internet no Portal e-Cidadania.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: