Senadores reagem a manifestações contra redução da maioridade penal

simone-franco | 19/02/2014, 11h55

- Fascista é quem grita e interrompe. Fascista é você!

Essa foi a reação do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) a um manifestante que protestou contra sua defesa à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O episódio aconteceu nesta quarta-feira (19), enquanto Aloysio apresentava sua proposta de emenda à Constituição (PEC 33/2012) à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e revela a temperatura do debate sobre o tema, que divide opiniões.

A manifestação foi contestada até pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), autor de voto em separado pela rejeição da PEC 33/2012 e de outras cinco que tramitam em conjunto.

— Meu voto em separado tem posição contrária, mas é inaceitável esse tipo de comportamento – declarou Randolfe.

O senador Pedro Taques (PDT-MT) ponderou ainda que a democracia prima pela tolerância. E invocou o direito constitucional de os parlamentares expressarem livremente suas opiniões.

Também defensor da redução da maioridade penal, o senador Magno Malta (PR-ES) afirmou que "facista é quem apoio criminoso". Apesar de concordar com as ponderações feitas por Aloysio, Magno lembrou ter apresentado uma proposta, em 2003, para impor a responsabilização penal a menores de 13 anos.

O debate sobre a redução da maioridade penal acontece na sala 3 da Ala Alexandre Costa e pode ser acompanhado ao vivo pela TV Senado ou pela internet.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: