Jorge Viana quer urgência na votação de projeto que tipifica crime de terrorismo

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/02/2014, 17h15

O senador Jorge Viana (PT-AC) defendeu nesta segunda-feira (10) que o Plenário vote com urgência o projeto de lei elaborado pela Comissão Mista para a Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação de Dispositivos da Constituição Federal que institui e tipifica o crime de terrorismo no Brasil (PLS 499/2013).

Para Jorge Viana, o cinegrafista Santiago Andrade, atacado por uma bomba lançada por manifestantes no Rio de Janeiro, morreu em consequência de um ato terrorista:

- Foi usado um explosivo. Não é um rojão de festa junina. Foi usada uma bomba. Poderia ter matado muitas pessoas. E ela foi colocada nas costas do jornalista para matar. Foi, sim, uma ação terrorista o que nós vimos na manifestação. Aliás tem se repetido. É uma manifestação terrorista quando o jornalista não pode trabalhar, cobrindo uma manifestação e alguém encapuzado, com máscara, proíbe que o jornalista trabalhe.

Viana também criticou as declarações da apresentadora do SBT Raquel Sherazade sobre o episódio em que um rapaz foi preso a um poste por moradores de um bairro carioca porque estaria cometendo assaltos na região.

A apresentadora declarou ser compreensível a atitude dos moradores, o que Jorge Viana repudiou com veemência. Para ele, esse tipo de declaração incentiva o chamado justiçamento, que, na sua opinião, "não é próprio de uma democracia".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: