Ferraço pede derrubada de resolução do TSE sobre investigação de crime eleitoral

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/02/2014, 17h35

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) criticou a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determina que o Ministério Público e a Polícia Federal não poderão investigar crime eleitoral no pleito deste ano sem autorização da Justiça Eleitoral. Ele já apresentou projeto de decreto legislativo (PDS 1/2014) para suspender essa resolução e pediu à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) prioridade para a votação.

Na opinião de Ricardo Ferraço, é um excesso do TSE exigir que o Ministério Público e a Polícia Federal tenham que pedir aos juízes e tribunais eleitorais autorização para  apurar qualquer irregularidade nas eleições. Para ele, é dever do Congresso barrar os excessos de outro poder da República.

Acho que merece por parte do Congresso Nacional, não apenas repúdio, mas merece relevância de iniciativa para que possamos colocar o trem nos trilhos. Claro que  existem expectativas de reconsideração [da resolução do TSE], mas quero crer que não tenhamos que ficar esperando por esta ou aquela providência. É o momento de o Congresso nacional, à luz de suas prerrogativas, se impor.

Segundo Ricardo Ferraço, na prática, a resolução do TSE reduz o poder de investigação do Ministério Público, medida que já foi rejeitada pelo Congresso Nacional no ano passado, quando do arquivamento da PEC 37/2011.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: