Lúcia Vânia lembra Dia Nacional da Mamografia e lamenta falta de aparelhos no país

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/02/2014, 16h20

Comemorado há cinco anos, em 5 de fevereiro, o Dia Nacional da Mamografia aumentou a conscientização das mulheres sobre a importância desse exame para prevenção e detecção precoce do câncer de mama, disse a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).

Mesmo assim, ela citou dados do Instituto Nacional do Câncer, o Inca, que revelam 60 mil novos casos de câncer de mama em 2013. E o mais grave é que 70 % deles foram detectados em estágio avançado, o que pode ser explicado pela distribuição desigual de mamógrafos pelas regiões e cidades do país. Lúcia Vânia advertiu que 40 % dos aparelhos estão nas regiões Sul e Sudeste. Além disso, metade das pequenas cidades do país não tem mamógrafo.

Já na região Nordeste, por exemplo, além da falta de mamógrafos, as mulheres sofrem com a falta de hospitais especializados no tratamento do câncer de mama, o que as obriga a se deslocarem até Brasília para fazerem exames. E essa demora pode provocar a detecção tardia da doença, alertou Lúcia Vânia.

A senadora citou, ainda, outro problema: 60 % dos mamógrafos espalhados pelo país não têm qualquer controle de qualidade e geram imagens que dificultam o diagnóstico do câncer de mama.

- Isso reforça a necessidade de mobilização do governo e da sociedade, para que haja a redistribuição de mamógrafos, garantindo a realização de exames gratuitos, além da realização da publicidade elucidativa e de outras ações no combate ao câncer de mama - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: