Com críticas ao governo, Plenário adia votação de novo indexador para dívidas de estados

Da Redação | 04/02/2014, 17h55

A votação do projeto que estabelece um novo indexador para as dívidas dos estados e municípios foi remarcada para esta quarta-feira (5). O adiamento foi aceito pelo Plenário depois de diversos senadores criticarem o governo por não cumprir um acordo para o exame da matéria na primeira sessão do ano, ou seja, já nesta terça.

Mesmo depois de o líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), obter a concordância dos demais líderes com o adiamento, senadores de oposição insistiram nas críticas. Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) chegaram a sugerir que as negociações em torno do projeto envolveriam também as mudanças no ministério de Dilma Rousseff.

O PLC 99/2013 prevê a troca do atual indexador das dívidas, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O objetivo é reduzir os encargos dessas dívidas, o que pode aliviar as contas estaduais e municipais.

Pouco antes do horário previsto da ordem do dia, a senadora Ana Amélia (PP-RS) lembrou que o projeto esteve na pauta do Senado no fim do ano passado e só não foi votado em atendimento a um apelo do governo.

Mais cedo, representantes de estados, incluindo o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, estiveram reunidos com o presidente do Senado, Renan Calheiros. Ao mesmo tempo, líderes da base aliada se encontraram com a ministra de Relações Insitucionais, Ideli Salvatti, que também participou de reunião com Renan.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: