Renan Calheiros pede esforço legislativo em ano eleitoral

Patrícia Oliveira | 03/02/2014, 20h10

Na abertura dos trabalhos de 2014 no Congresso Nacional, o presidente do Senado, Renan Calheiros, convocou os parlamentares a priorizarem a agenda legislativa, sem antecipar a pauta política prevista para o segundo semestre. Renan também cobrou a conclusão da reforma política e a urgência na votação de projetos como o que define o novo indexador para o refinanciamento da dívida de estados e municípios com a União (PLC 99/2013).

Ao elencar desafios como a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) e as novas Leis de Licitações e de Execução Penal, o presidente pediu o empenho dos congressistas para não haver prejuízo das atividades legislativas num ano marcado pela Copa do Mundo e pelas eleições.

- Me amparando em um termo dos dias atuais, vamos priorizar o rolezinho legislativo ao invés dos rolezinhos políticos e sem descambar para a irresponsabilidade fiscal - disse.

Em entrevista após o discurso de Renan, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse entender que a ideia do "rolezinho" é fazer um grande encontro e um compromisso dos parlamentares para garantir o andamento dos trabalhos legislativos.

- O Congresso deve ter consciência de continuar avançando em matérias importantes, como o PNE e outros temas polêmicos que também devem ser discutidos, mesmo sendo ano eleitoral - disse.

Renan citou ainda como assuntos urgentes o prosseguimento da consolidação das leis e da regulamentação da Constituição, o novo Código Comercial, as novas leis de Arbitragem e de Mediação e a modernização do Código de Defesa do Consumidor.

Balanço

Renan Calheiros também fez um balanço das medidas de economia adotadas na Casa em 2013, a exemplo do corte dos valores acima do teto salarial, a extinção de 30% das funções comissionadas e a ampliação da jornada de trabalho.

Ele também avaliou como produtivo o ano legislativo, com a aprovação de matérias importantes, especialmente aquelas demandadas pela sociedade nas manifestações de junho. Foram aprovados entre outros, os direitos trabalhistas das domésticas, a licença hereditária para os taxistas, a reconstrução da mama no sistema público de saúde, os royalties do petróleo para educação, a ampliação das votações abertas, a punição para empresas corruptoras e a aposentadoria especial para pessoas deficientes.

Reforma política

A reforma política foi outro destaque no discurso de Renan Calheiros. Segundo o parlamentar, o tema é o que se pode chamar de "unanimidade estática", pois "todos são favoráveis, mas ela não deslancha no Congresso Nacional", que continua devendo ao país uma mudança efetiva.

O senador José Agripino (DEM-RN), no entanto, discordou da reforma política, pedida também na mensagem da presidente Dilma Rousseff ao Congresso. Segundo ele, “a grande voz das ruas”, na verdade, pede contenção dos gastos públicos e melhor qualidade nas áreas de educação, saúde e transporte.

Já para o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que apontou a necessidade de avanços, a discussão sobre a reforma política “deve e vai acontecer”.

Renan Calheiros concluiu seu pronunciamento defendendo uma consulta popular sobre o assunto.

- Poderíamos aproveitar a eleição de 2014 para ouvir a população. A reforma política no Brasil só será realidade acompanhada da chancela social, seja através de um plebiscito ou através de um referendo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: