Vídeo sobre dívida pública na série Orçamento Fácil

Da Redação | 30/01/2014, 16h55

Quem quiser compreender o conceito da dívida pública de um jeito simples e divertido pode acessar o mais novo vídeo da série de animações Orçamento Fácil, no endereço do e-Cidadania. A animação sobre dívida pública pode ser encontrada no tópico “Regras Orçamentárias”. O vídeo também pode ser acessado pelo Youtube.

Após os 11 vídeos que explicam as noções básicas das leis orçamentárias do país - o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual - e a tramitação delas, o 12º introduz o conceito do endividamento público. Com linguagem multimídia e bastante didática, construída a partir de analogia com situações do cotidiano do cidadão comum, o internauta pode entender como o aumento da dívida pode comprometer gastos públicos em áreas importantes, tais como saúde e educação. E por que é necessário administrar esse endividamento.

O vídeo dura quatro minutos e a narração é da locutora da Rádio Senado Ritta Zumba.

- Ele conta a história de um casal, o Carlos e a Rosa, diante da necessidade de aumentar a casa para acomodar os filhos. Decidem, então, se endividar. Esse exemplo serve para estabelecer relação com o que acontece com o governo - explica o responsável pelo roteiro e finalização do vídeo, Bernardo Ururahy, da Agência Senado, que tem formação em Cinema.

Lançado em fevereiro do ano passado, o projeto Orçamento Fácil tem como objetivo despertar a atenção dos atuais e futuros cidadãos para a importância do controle social do orçamento do país. Ou seja, procura estimular o acompanhamento e a fiscalização do que está sendo feito com o dinheiro arrecadado dos contribuintes por meio dos impostos, taxas e contribuições, de maneira que a população tenha mais elementos para avaliar a eficiência e a eficácia dos gastos públicos.

Com foco nos alunos do ensino médio, embora alcance qualquer cidadão, o projeto oferece, por meio de recursos multimídia, material didático que pode ser utilizado pelas escolas. O Orçamento Fácil foi desenvolvido pelo Jornal do Senado e pela Agência Senado, em parceria com a Consultoria de Orçamento e apoio da Rádio e da TV Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: