CDH inicia visita ao Maranhão ouvindo representantes da sociedade civil

Da Redação | 13/01/2014, 10h55

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) inicia em instantes agenda em São Luís (MA) para tratar da situação do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde foram assassinados cerca de 60 detentos em 2013. O primeiro compromisso dos parlamentares é às 10h (11h no horário de Brasília), na sede da OAB local, para uma reunião com representantes da sociedade civil. A visita ao presídio está marcada para as 12h30 (13h30 em Brasília).

A agenda será encerrada no fim da tarde com um encontro com a Defensoria Pública do Estado. Antes disso, os parlamentares têm audiência com a governadora Roseana Sarney.

Estão em São Luís a presidente da comissão, senadora Ana Rita (PT-ES), e os senadores João Capiberibe (PSB-AP), vice-presidente, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Humberto Costa (PT-PE), João Alberto Souza (PMDB-MA) e Lobão Filho (PMDB-MA).

Superlotada e dominada por facções criminosas, a Penitenciária de Pedrinhas expôs a crise no sistema carcerário maranhense e ganhou o noticiário internacional devido a sucessivos casos de violência entre os detentos. De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, atualmente há 2.196 presos no local, que tem capacidade para 1.770 pessoas.

Agenda da visita da CDH ao Maranhão nesta segunda-feira (horário local):

10h - Reunião com a Sociedade Civil Organizada

12h30 - Complexo Penitenciário de Pedrinhas

14h30 - Audiência Ministério Público do Estado do Maranhão

16h - Audiência Tribunal de Justiça do Maranhão

17h - Audiência governador Roseana Sarney

18h30 - Audiência na Defensoria Pública do Maranhão

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: