‘Não precisamos mais do mito na política’, diz Rouanet

Da Redação | 06/07/2012, 21h30

Uma das declarações mais incisivas do Fórum Senado Brasil 2012 foi dada pelo cientista político Sérgio Paulo Rouanet no dia 25 de junho, durante as discussões que se seguiram à sua palestra sobre os abismos da democracia. Ao responder a uma pergunta sobre o aspecto quase religioso que assumem muitos líderes, o diplomata de carreira disparou:

- Não precisamos mais do mito na política!

Recordando ao público presente a célebre frase do poeta russo Vladimir Maiakóvski “só a verdade é revolucionária”, Rouanet disse compreender a importância do carisma como agregador de expectativas, mas recusou a necessidade do messianismo.

Ele acredita que a humanidade já está madura para refletir sobre ideias, conceitos e programas que integrem uma utopia com bases minimamente racionais, mas impulsionada pela energia poderosa dos sonhos coletivos.

Em sua conferência, o cientista político tratou da contribuição que as religiões podem dar à política na forma de mobilização em torno de ideais como o da solidariedade. Rouanet considera essencial a separação entre Estado e religião, mas acha que é um modelo político que exclua a inclinação humana para o sentimento religioso não tem sintonia com a realidade e acaba fomentando manifestações como a do fundamentalismo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: