Valdir Raupp quer o fim das pesquisas com animais na produção de cosméticos

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/12/2013, 16h50

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu o fim do uso de animais em testes de produtos cosméticos, de higiene e de limpeza.

Raupp apresentou, este ano, projeto proibindo esses testes, que já estão suspensos em vários países. A União Européia, por exemplo, desde 2003 não usa animais em testes de cosméticos, disse o senador.

Valdir Raupp informou que algumas empresas brasileiras, como a Natura, já suspenderam os testes com animais e que pesquisa do Ibope, feita este ano, revelou que dois terços dos brasileiros são contra o uso de animais em pesquisas sobre toxidade de cosméticos.

- A proibição do uso de animais para testes de produtos cosméticos em nossa legislação será um avanço considerável sem prejuízo da atividade, pois já existem técnicas capazes de substituir animais anteriormente necessários ao desenvolvimento das pesquisas - argumentou.

João Ribeiro

Valdir Raupp também lamentou a morte do senador João Ribeiro, ocorrida ontem.  Ele destacou o trabalho do senador em favor do Tocantins e disse que João Ribeiro era um vencedor: começou a trabalhar aos 10 anos para a ajudar a família, vendeu picolé e trabalhou na roça antes de entrar para a política.

Na política, João Ribeiro também foi um vencedor, ganhando eis das sete eleições que disputou, ressaltou Valdir Raupp. Além de senador, João Ribeiro foi prefeito de Araguaína, deputado estadual, deputado federal e vereador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: