Lídice da Mata manifesta preocupação com situação da saúde no Brasil

Da Redação | 12/11/2013, 16h55

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), ao discursar no Plenário nesta terça-feira (12), manifestou preocupação com a situação da saúde no país. Ela dísse que teve a oportunidade de constatar uma evidência dessa crise ao visitar a cidade Amargosa (BA) no último fim de semana.

Segundo a senadora, a prefeitura local tem enfrentado “imensas dificuldades” para administrar a área de saúde do município. Ela disse que o hospital da cidade tem enfrentado muitos problemas para atender bem a população e apelou à sensibilidade do governo do estado.

- Confio no espírito público e republicano de minha terra para atuar na superação dessa situação – afirmou a senadora, acrescentando que a cidade tem pouco mais de 34 mil habitantes.

Lídice lembrou que o financiamento da saúde tem sido debatido de forma recorrente no Congresso. Ela destacou que a PEC do Orçamento Impositivo (PEC 22A/2000) traz a ideia de vincular 50% das emendas parlamentares ao gasto com saúde. Outra proposta seria fixar em 18% a vinculação do orçamento da União com a área. Segundo a senadora, a preocupação com recursos para a saúde também faz parte da rotina de muitas prefeituras no país, como é o caso de Amargosa.

Mulheres candidatas

Lídice também informou que o PSB vai abrir, na noite desta terça-feira, o Seminário Nacional de Mulheres, voltado para a formação de mulheres candidatas. O evento, que ocorre em Brasília, encerra-se nesta quarta-feira (13). A senadora disse a responsabilidade do partido com as mulheres é muito grande, pois há muitas lideranças femininas no PSB. Ela lembrou que foram governos estaduais do PSB, em Alagoas e Pernambuco, os pioneiros em instalar secretarias para mulheres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: