CI discute segurança cibernética em audiência pública na quarta-feira

Da Redação | 01/11/2013, 16h50

A segurança cibernética será tema de audiência pública da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) na próxima quarta-feira (6). O tema vem sendo mais discutido no Senado após as denúncias de espionagem dos Estados Unidos contra pessoas, empresas e governos em todo o mundo. O painel é o quinto do ciclo de debates sobre telecomunicações, que faz parte da agenda da comissão para 2013 e 2014 denominada Investimento e Gestão: Desatando o Nó Logístico do País.

A segurança dos dados vem sendo discutida pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem. Nas audiências, especialistas têm alertado para a vulnerabilidade do Brasil na área da defesa cibernética. Entre as sugestões dos participantes estão investimentos no desenvolvimento de satélites e de cabos submarinos e em desenvolvimento de tecnologia nacional que dificulte a espionagem.

Para a audiência da CI, foram convidados o chefe do Centro de Defesa Cibernética do Exécito, General José Carlos dos Santos; o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão; e o diretor do Departamento de Segurança de Informação e Comunicação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Raphael Mandarino Júnior.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: